Receita de Estrogonofe…

Há algum tempo eu dei uma reinventada no estrogonofe aqui de casa e além de maravilhoso, ficou mais leve e ainda congelo sem problemas. Uso a mesma base para todos e é absurdamente fácil.

Odeio fazer comida complicada, que precise de muito tempo ou dê muito trabalho. Então busco receitas, dou uma adaptada para o paladar meu e de maridinho, facilito, simplifico. Agora com esses novos hábitos alimentares num cardápio mais saudável, vou ter que usar e abusar da criatividade e além das receitas mais que testadas e aprovadas que rolavam aqui em casa, chegou a hora de variar e claro, manter o prazer em fazer e comer. Então vou dividir o que tem dado certo e para começar, nada mais justo que meu tradicional estrogonofe readaptado… Hahaha!

Bom, lá vai a receitinha do de carne, mas pode usar a mesma base para fazer de frango ou camarão que fica tão bom quanto.

 

Ingredientes:

– 1/2 cebola bem picada (uso 02 colheres de sopa de cebolas picadas)
– 01 dente de alho amassado (uso 01 colher de café bem cheia de alho em pasta da qualitá)
– 01 colher de sopa de azeite extra virgem (adoro o azeite andorinha, ele tem um bico que facilita demais minha vida)
– 600gr de filet mignon (baby beef também fica bem gostoso, mas é menos macio)
– 01 colher de chá de sal ou tempero pronto (uso o receita de casa sem pimenta da ajinomoto)
– 01 colher rasa de café de páprica doce (se for fazer de frango, substituir por curry e o de camarão, por pitada de noz moscada)
– 1/2 copinho descartável de café de whisky ou conhaque (equivale a um pouco menos de meia xícara de café)
– 350 ml de molho de tomate (costumo fazer com tomates pelados em lata ou uso o molho de tomate com manjericão ou clássico, que vem em pote de vidro da barilla ou da qualitá)
– 01 colher de chá de açucar (tirar acidez do molho)
– 01 copo de leite desnatado (aqui uso molico)
– 1/4 de copo de leite desnatado com 02 colheres de sopa de maizena (misturo a maizena no leite em uma xícara para só depois acrescentar na panela)
– 1/3 de creme de leite leve nestlé (eu coloco pouco creme de leite para reduzir as calorias do prato, mas quem não tiver essa preocupação, pode colocar 1/2 ou até mesmo toda a caixinha)

 

Modo de fazer:

Aqueço o azeite, refogo a cebola, acrescento o alho (deixo refogar um pouco mais), coloco a carne e o tempero pronto, deixo dourar. Acrescento a páprica, mexo bem e coloco o whisky. Deixo ferver um pouco para evaporar o álcool, coloco o molho de tomate e o açucar, misturo e espero ferver novamente. Ponho o leite, logo em seguida a mistura de leite com maizena. Nessa hora, aconselho mexer até engrossar, para não empelotar a maizena. Provo o sabor e acrescento o creme de leite (sem soro, geralmente uso só de caixinha).

Está pronto… Essa quantidade rende aproximadamente 05 porções (claro que depende da fome e do que consome cada um, né?). Pode congelar tranquilamente. Quando quero consumir, retiro do freezer, deixo descongelar (a aparencia nessa hora é horrível, parece que deu tudo errado, que talhou… Relaxe, é normal). Depois aqueço em fogo baixo, se precisar, acrescento um pouco de leite para não deixar tão grosso (tipo dois dedos de leite num copo) e está pronto, cremoso e parecendo que foi feito na hora (a aparencia volta ao normal depois que ferve). Aqui nunca talhou nenhum molho que congelei com creme de leite de caixinha.

Não uso champignons porque marido não gosta, então não sei como seria congelar com eles… Se alguém testar, depois me conta.

Ahhh… Os links dos produtos são do mercado Pão de Açucar porque é onde costumo fazer compras (amo a facilidade e o atendimento deles). A marca Qualitá é própria da rede e sei que também tem no Extra, não sei se tem em algum outro mercado, mas claro que é tudo super fácil de ser substituído por outras marcas, né?

Espero que gostem da receita!!! Na próximo, prometo que coloco fotos!!!

Nenhum comentário ainda

Deixe uma mensagem

ERROR: si-captcha.php plugin: GD image support not detected in PHP!

Contact your web host and ask them to enable GD image support for PHP.

ERROR: si-captcha.php plugin: imagepng function not detected in PHP!

Contact your web host and ask them to enable imagepng for PHP.

Limpar tudo